O nome "Gran Circo" exprime bem a maneira como penso.
Aparentemente caótico, mas muito planejado, às vezes irônico mas sobretudo divertido.
Não esperem só palhaçadas.
Críticas e manifestações humanas em geral terão lugar garantido no picadeiro.

Agora vamos ver como os domadores e palhaços que moram entre as minhas orelhas irão se comportar!



16 agosto 2016

O tempo passa, mas não apaga as melhores lembranças e as maiores amizades

Encontrei este texto entre meus guardados, e resolvi publicá-lo com a autorização do autor, meu grande amigo Rodolpho Belo da Paixão, com quem vivi grandes momentos compartilhando trilhas, jogando conversa fora, e aprendendo muito. Ele foi o pediatra dos meus filhos e hoje mora em Betim-MG. Talvez algumas explicações se façam necessárias, então elas seguem ao final.

Já pensou em comparar nossa vida à uma Prova de Enduro?

A largada é o nascimento: Cheia de emoções e expectativas pelo que vem pela frente!

A infância parece com o deslocamento: Não se pode errar o percurso, mas se erramos, não perdemos pontos.

A juventude seria o trecho de aferição: Ainda tem-se tempo para correções na velocidade(ímpeto), testando freios e acelerador, conferindo a pressão dos pneus que são o nosso contato com o chão. 

Aí, começa a Vida, o verdadeiro Enduro.
As folhas da planilha vão trazendo para nós as dificuldades, os sufocos, as descidas escorregadias, os subidões íngremes e longos. Mas também trazem as lindas paisagens, as matas fechadas, as campinas verdes, os lindos e às vezes traiçoeiros córregos e rios, o canto dos pássaros. Tantos tombos levamos que a equipe se chamava Tombo Certo, lembra? Mas aprendemos a nos levantar depois de cada tombo, e a cada dia nos aperfeiçoamos, conseguindo cada vez andar mais rápido e com mais precisão.

O importante não era vencer (a prova), era conseguir chegar. Era conseguir vencer a nossa sede, a fome, o cansaço e muitas vezes o medo dos tombos.
Como valia a pena! Como vale a pena! A Vida é um Enduro, uma prova de resistência, de coragem, de luta, e a gente espera pela alegria de chegar. Se ganhamos troféus foi porque erramos menos, foi porque acreditamos mais!

Explicações que talvez sejam necessárias:

  • Enduro, no contexto, é um tipo de prova de regularidade (portanto contra o relógio), praticada com motos offroad específicas para esse tipo de prova. O traçado é desconhecido até o momento da largada e inclui diversas dificuldades naturais: de atoleiros a paredões quase verticais, trilhas travadas, pedras soltas, e outras “delícias”. Os pilotos largam um a um, e se guiam por planilhas (ou road books) que indicam o caminho, as distâncias entre referências, e a velocidade a ser praticada em cada trecho.
    Vence quem conseguir ser mais regular, isto é: passar pelos pontos de controle “PCs”, que são secretos, o mais próximo do tempo ideal. Cada segundo adiantado ou atrasado normalmente representa a perda de um ponto.  Portanto, vence quem perder menos pontos.
  • Deslocamentos são trechos em que não há velocidade controlada. Normalmente são estradas ou caminhos sem dificuldade, utilizados para ligar trechos de trilhas distantes entre si.
  • Trecho de aferição: Trecho planilhado logo após a largada, destinado principalmente à calibragem do odômetro.
  • No início, essas provas eram disputadas apenas com um crônometro como aferidor do tempo, depois vieram os roadbooks e os computadores de bordo para facilitar a vida dos pilotos. Quando começamos as DTs 180 da Yamaha reinavam soberanas. Depois as máquinas importadas e as equipes fortemente patrocinadas acabaram com a graça e com a espontaneidade do esporte.


Nenhum comentário: