O nome "Gran Circo" exprime bem a maneira como penso.
Aparentemente caótico, mas muito planejado, às vezes irônico mas sobretudo divertido.
Não esperem só palhaçadas.
Críticas e manifestações humanas em geral terão lugar garantido no picadeiro.

Agora vamos ver como os domadores e palhaços que moram entre as minhas orelhas irão se comportar!



12 maio 2010

Rodízio de veículos em Mogi? Cê tá loco oh meu!

Hoje li a notícia em um jornal local da minha cidade, que o vereador que é o presidente da Comissão Permanente de Transportes e Segurança Pública da Câmara está requerendo à Prefeitura um estudo sobre a implantação de rodízio de veículos, medida da qual ele é favorável.

Falar em rodízio em Mogi, atualmente, é matar o cachorro para se livrar das pulgas. É ridículo se falar nisso antes de racionalizar o trânsito como um todo.
ATENÇÃO Srs. responsáveis pelo trânsito da cidade:
Leiam e informem-se sobre Engenharia de Sistemas, cujo conceito principal é "A otimização das partes não leva à otimização do todo"!

Mogi sofre um grande problema histórico causado pelas suas ruas estreitas, pela sua orientação geral no sentido leste-oeste e demasiada concentração de fluxo em poucas vias.

O problema das vias mais congestionadas nos horários de pico se dá principalmente pela densidade do tráfego mas é agravado pela concorrência com ônibus, sinalização inadequada, e semáforos não sincronizados.

Alternativas de mudanças de itinerários dos ônibus tirando-os das ruas mais críticas, mudança do sentido de fluxo em vias estratégicas, melhoria da sinalização e semáforos inteligentes, seriam soluções mais factíveis sem prejuízo aos munícipes.

Talvez isso custasse algumas desapropriações mas o custo final me parece pequeno diante do transtorno causado por um rodízio.
Sem contar o fato comprovado que com rodízio a frota aumenta de tamanho!

Ah! É preciso lembrar que campanhas educativas visando aumentar o grau de civilidade dos motoristas e motociclistas também seriam muito bem vindas!

Agora tudo isso precisará de um estudo sério e completo sobre o fluxo de veículos na cidade, com pesquisas de origem e destino, e não somente contagem da passagem de veículos por hora.
Aposto que patrocinar um projeto desse tipo interessaria às universidades, o que resultaria num custo pequeno e num grande resultado.

Um comentário:

Marcelo Oliveira disse...

POxa o proximo passo é por pedagio na cidade, pq Mogi haveria de ser menos que Londres? Acho que é assim que o governo ve o engrandecer e o evoluir das cidades!