
No dia 02 de Janeiro de 2012 eu publiquei, aqui no blog, as minhas previsões para 2012. E conforme prometi, cá estou para fazer um balanço. Posso dizer que o meu oráculo é dos bons. Só errei uma das 12, e ainda assim por uma questão de dias.
Previsão 1: No decorrer de 2012 teremos grandes vitórias em nosso atletismo. Eu deveria ter dito em nosso esporte e aí o sucesso da previsão seria retumbante, mas vamos deixar só no atletismo.
Para garantir, tivemos o recorde mundial e a medalha de ouro de Shirlene Coelho no lançamento de dardo, categoria F37/38 (paralisados cerebrais ambulantes) e a medalha de prata do Odair Santos, na prova de 1.500 metros, classe T11, ambos nos jogos paraolímpicos.
Fantásticas vitórias e não as únicas.
Mas nem sempre as vitórias correspondem a medalhas. Nossas maiores vitórias no atletismo estão representadas por todos os atletas que a despeito da falta de investimentos, da falta de estrutura, da falta de reconhecimento, do negativismo dos nossos comentaristas esportivos e do descaso governamental, continuam representando condignamente o nosso esporte, na maioria das vezes com sacrifícios pessoais.
Previsão 2: Teremos uma grande perda no meio artístico com a separação de uma dupla caipira.
Se eu tivesse escrito "e" ao invés de "com" o sucesso da previsão teria sido dobrado. Teria sido mesmo "uma gracinha!". Mas se vocês acharam que foi essa que eu errei, frustrem-se. No dia 05 de Agosto, aos 77 anos, faleceu Liu (Lincoln Paulino da Costa) da dupla Liu e Léu, que foi bastante importante a partir do final da década de 50 até os 60, com várias composições que hoje fazem parte dos clássicos sertanejos de raiz (O ipê e o prisioneiro é uma delas). A dupla manteve-se ativa até recentemente e chegou a ser indicada para o Grammy latino em 2003.
Previsão 3: Infelizmente teremos, mais uma vez, inundações que cobrarão seu preço em termos materiais e de vidas humanas.
No dia 06 de Janeiro de 2012 já tinhamos 35 mil pessoas desalojadas no estado do Rio, e 87 municípios mineiros em estado de emergência, com um saldo àquela data de pelo menos 8 mortos.
Nem precisava ter sido muito vidente para ter acertado essa. É impressionante o descaso dos nossos governantes com essa questão, com o dinheiro destinado às obras de saneamento invariavelmente sendo desviado para contas bancárias bem distantes das áreas de risco.
Previsão 4: Um grande nome de nossa arquitetura nos deixará.
Essa era realmente difícil! Mas o Oscar Niemeyer resolveu me dar uma mãozinha pra que eu acertasse essa também.
Previsão 5: Um importante time de futebol, mais uma vez não conquistará a Libertadores da América.
Quem vocês escolhem para garantir o meu acerto? Temos o Boca Juniors que saiu na final, temos o Universidad de Chile. Enfim, times importantes que não conquistaram a Libertadores. Viram como é fácil?
Previsão 6: Esse será um ano de grandes decisões políticas mas haverá conturbação por greves e manifestações de grupos mais radicais.
Esse ano foi uma verdadeira palhaçada em termos de greves e manifestações, com o pessoal querendo todos os direitos e nenhum dos deveres. Todo mundo querendo alcançar uma tetinha que seja pra também mamar nas falcatruas dos "cumpanheirus". E foi um ano de grandes decisões políticas com o desmonte de algumas lideranças importantes (Serra incluído), que não irão se eleger mais nem pra síndico.
Previsão 7: Logo no primeiro semestre teremos o surgimento de novas celebridades.
A mídia brasileira é pródiga em produzir celebridades instantâneas. Nesse ano tivemos a Luisa que não deveria ter voltado do Canadá, todos os BBBs (alguém ainda se lembra deles?), e quem quiser mais é só abrir um site qualquer de fofocas.
Previsão 8: Um importante político terá problemas com a justiça por ser incriminado por corrupção.
Chupa Zé Dirceu, Genoíno, Waldemar Costa Neto, e toda a turma do Ali Baba. Mas será que eles eram mesmo importantes?
Previsão 9: Um escritor medíocre será convidado para a Academia Brasileira de Letras.
Putz! Essa eu errei! Mas por pouco eu teria acertado. Ledo Ivo, o titular da cadeira 10 da ABL faleceu em 23 de Dezembro, deixando uma vaga que será preenchida em 2013. Tomara que não o seja por um(a) escritor(a) medíocre como tantos que lá estão.
Previsão 10: Ainda não teremos um campeão brasileiro de Fórmula 1 neste ano.
E pelo andar das carroças, isso não acontecerá em 2013.
Previsão 11: Os últimos minutos do ano serão abalados por grandes explosões e fulgores celestes em uma cidade à beira do mar.
Estou vendendo meu lugarzinho na praia de Copacabana pra quem quiser testemunhar mais esse acerto ao vivo durante o reveillon.
Previsão 12: Em meados deste ano veremos o nascimento de uma criança que se tornará um político de renome...
Bem pessoal! Esta foi uma previsão de longo prazo. Quem viver verá!
Agora reflitam:
Faz algum sentido acreditar em alguma previsão desse punhado de espertalhões e espertalhonas que aparecem na TV, desta época até meados de Janeiro? O que um punhado de conchinhas, pedrinhas, medalhinhas, sininhos, cartas de baralho, bolas de cristal, posição dos astros, e outras "técnicas divinatórias" menos cotadas, empunhadas por alguém vestido de modo geralmente ridículo, olhar vago e fala imcompreensível, podem dizer que vocês já não sabem ou que poderiam deduzir das suas próprias observações?
Eles acertam? Eu provei que também acertei. E daí? Alguém já ouviu falar em coincidências, falácias, sofismas, e mais tecnicamente Probabilidade e estatística? Qualquer frase vaga pode ser posteriormente interpretada como um acerto.
Lamento que tantos programas de TV, tantas revistas e jornais, tantos apresentadores, jornalistas presumivelmente sérios, gastem suas pautas dando espaço e crédito para esses charlatões. Numa interpretação pessoal e um tanto livre, eu poderia dizer que tanto os pretensos videntes quanto os que lhe dão crédito poderiam ser enquadrados no artigo 171 do Código Penal Brasileiro que reza:
"Obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento"
Não lhes parece?
Desejo aos meus leitores um belo e sorridente 2013, com menos crendices e mais ação para melhorar nossa educação de base e mais fiscalização sobre os atos de nossos serventes políticos.
crédito da imagem "Tarot Reader": Chris Gladis em http://www.flickr.com/photos/mshades/463464260/ sob licença Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by/2.5/
Nenhum comentário:
Postar um comentário