Eu acho de uma pobreza intelectual incrível, a defesa que esses "poetas" ficam fazendo de bandidos, tenham eles a idade que tiverem. Principalmente porque os titulam como vítimas da sociedade, mas ainda não vi nenhum desses oferecer alguma solução minimamente viável no curtíssimo prazo, para reduzir a violência em que vivemos no Brasil.
Minha gente: ALÔOO!  Ninguém que defende a redução da maioridade penal, acha que essa é a solução definitiva. É claro que precisamos de mais educação, e que ela é a base para que se consiga melhorar a saúde pública, e a partir desses dois pilares, também a empregabilidade, a civilidade, o senso de justiça, etc etc.
Nesse dia estaremos no primeiro mundo, com políticas sociais de primeiro mundo, com salários de primeiro mundo, condições e qualidade de vida decentes, oportunidades para todos, etc... E não se iludam, isso só acontecerá em um cenário capitalista e liberal e jamais sob um governo socialista.
Só que não dá para continuar esperando eternamente nesse nosso berço nem um pouco esplêndido, em que proliferam os piolhos e percevejos governamentais que vivem nos sugando. Nosso governo é inerte, nossos representantes defendem seus próprios interesses e em segundo lugar o de seus partidos, e o povo está a mercê de bandidos de todos os matizes, tenham colarinhos brancos ou armas nas mãos.
O Brasil precisa de mudanças radicais e imediatas para reduzir a violência (maior que a das guerras atuais) e a impunidade, além da corrupção endêmica, esses sim os nossos maiores males.
E em um cenário de guerra é preciso administrar o controle dos danos colaterais, mas não se pode ficar preso a ele.   Na minha opinião, a imputação de menores hoje, ainda que fossem de fato vítimas sociais (o que a julgar pelos crimes violentos, não são), é um dano completamente aceitável até que nossa sociedade se organize.  Na realidade, o melhor dos cenários seria a inexistência de idade mínima para responsabilidade penal e sim a gravidade do crime cometido, mas isso é discussão para um outro momento.
Não adianta ficarmos reclamando que a sociedade é injusta. Em algum momento haverá uma disrupção e é melhor que seja com bandidos presos do que com civis tomando a justiça em suas próprias mãos. E se vocês leitores, lêem jornais, já devem ter começado a perceber que isso está acontecendo.
E ao invés de ficarem discutindo a redução da maioridade, comecem a pensar em quantos menores infratores vocês vão pegar pra criar. E assim que decidirem isso, comecem a agir como cidadãos e tomar ações proativas para melhorar a qualidade das nossas escolas.   A partir daí, eu começarei a levá-los a sério.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário