08 dezembro 2015
Saveiros e graminhos
Muitos dos meus amigos sabem da minha paixão recolhida pelo mar e pela arquitetura náutica, motivado que fui pela arte do meu pai, velho marceneiro náutico autodidata. Relembrando algumas fotos e algumas passagens, veio-me a idéia da postagem de hoje sobre os saveiros e graminhos.
Há alguns anos, trabalhando em Salvador, visitei o Museu Náutico da Bahia e conheci dentre outras coisas fantásticas, o graminho, uma tabuinha mágica trazida por carpinteiros indianos por volta do século XVI, e que sózinha encerra todas as métricas para a construção dos saveiros. Sobre ele, a melhor definição é do arquiteto Lev Smarcevski (ucraniano-baiano), e que é título de seu livro: "Graminho: a alma do saveiro".
O saveiro é uma embarcação tradicional, construída artesanalmente, perfeita em sua concepção e que é um patrimônio histórico. Vem sendo gradativamente substituída por modelos industrializados, o que do ponto de vista histórico é uma pena. Felizmente existe um movimento pela preservação desse lindo barco, exemplificado pela Associação Viva Saveiro.
Essa postagem é só para registrar esse conhecimento ancestral, essa arte que infelizmente está se acabando.
crédito da foto: http://www.ubatombo.com.br/a02.html
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário