O nome "Gran Circo" exprime bem a maneira como penso.
Aparentemente caótico, mas muito planejado, às vezes irônico mas sobretudo divertido.
Não esperem só palhaçadas.
Críticas e manifestações humanas em geral terão lugar garantido no picadeiro.

Agora vamos ver como os domadores e palhaços que moram entre as minhas orelhas irão se comportar!



28 agosto 2010

Ecos de uma brincadeira de escritório





Eu não tenho a data em que a correspondência abaixo aconteceu, mas deve ter sido entre 89 e 92, como parte de uma brincadeira que desenvolvemos entre colegas da empresa em que eu trabalhava, talvez de amigo secreto.
Eu me lembro vagamente que nos organizamos em partidos políticos com candidatos à alguma pataquada, e essa correspondência (em papel porque na época nem existia e-mails) era lida para todos quase como um discurso, por alguém que era escolhido pelo redator que permanecia anônimo, esperando que os outros adivinhassem quais eram originais e quais eram falsas e quem era quem.

Aproveitando a época das eleições, transcrevo aquelas que recentemente descobri numa pasta durante o ritual anual de rasgar papeis velhos. Não sei se a carta 1 foi a primeira da série e entre as cartas 2 e 3 provavelmente havia outras que não foram preservadas.
Não esperem muita lógica porque essas cartas faziam parte de um contexto que se perdeu. Portanto algumas frases hoje parecerão desconexas e mesmo contraditórias.

A intenção é só diversão!


Carta 1

Atenção Sr. Moacir:
Tomo a liberdade, quiçá demasiada, de solicitar-lhe o especial obséquio de ler esta carta aberta, a todo o operoso e honesto povo da comunidade, na presença do Sr. Nabucodonosor Larápio.

Meu caro e dileto amigo de tantos e incontáveis conchavos e porque não dizer espúrias negociatas, Nabucodonosor.
Logo que soube do lançamento de sua candidatura ao mais nobre, insigne e propinatório cargo eletivo de nossa nação, não pude deixar de trazer a público os meus protestos de total e irrestrito apoio.

Como presidente do PARTIDO DA UNIFICAÇÃO MENTALIZADORA – PUM, o partido que não esconde sua presença, venho a público para falar a todos os eleitores desta comunidade, que o Sr. Nabucodonosor é de longe (talvez da Tanzânia ou do Ceilão), o melhor e inigualável candidato.

Afirmo sem medo de errar que em nossa vida pública, ninguém demonstrou ser tão puro de propósitos, e de princípios tão consistentes, quanto o Sr. Nabucodonosor.
Lembro-me inclusive de uma negociata na qual estivemos envolvidos, e na qual ele foi o único que escapou ileso e com todo o dinheiro. Daí sua indicação para a presidência da maior e mais bem organizada associação de classe do Brasil; a AEI – Associação dos Estelionatários Impunes, da qual saiu-se muito bem.

Nós do PUM, um partido cujas idéias são parte do ar que respiramos, o apoiamos Nabucodonosor, na esperança de que com sua eleição, acabem a censura e o preconceito (e sobre algum para nós).

Vossa Excelência, quando expõe seus pensamentos, que trazem na sua essência a própria linha programática de nosso partido o PUM, faz-nos sentir logo a intensidade de seus “anseios patrióticos”.
Assim sendo, o apoiamos e a seu partido o PAI, desde já e com todo o nosso esforço, em sua campanha que já reputamos brilhante e transparente.
Esperamos também que todos os que nos ouviram, possam de agora em diante disseminar o PUM nos seus locais de trabalho, em seus lares, e nos coletivos, elevadores e em todas as camadas sociais.

Contamos também com o seu apoio, para a descriminalização de nosso partido o PUM, até hoje um partido clandestino.
Viva o PAI, viva o PUM, viva o Brasil.

Do seu ilustre e modesto amigo de todas as horas
Jacinto Noar.

Carta 2

Ao Sr. Moacir
Ilustre porta-voz do Sr. Nabucodonosor e da causa de nossos partidos:

É com o coração transbordante de alegria que volto a público para ratificar mais uma vez a potencialidade de nosso partido o PUM, o partido que está por trás de todos os grandes acontecimentos, e que vem cada vez mais firmando seu nome junto aos ilustres eleitores dessa operosa comunidade.

Apesar do peso de nossos oponentes, o nosso candidato vem mostrando sua força. Podem ter certeza os senhores eleitores que tudo quanto ele vem prometendo será cumprido.
Tenham certeza os senhores que se a palavra é de prata, o silêncio do Sr. Larápio é de ouro (no seu bolso).

Peço aos senhores mais uma vez, o voto para o Sr. Larápio, e ainda mais uma vez afirmo que o PUM é a opção do povo, pelo que ele representa de sonoro, pela facilidade com que espalha suas idéias, porque junto ao PUM ninguém fica indiferente, e até porque diferentemente do que já disseram, o PUM faz pressão sim, mas essa é a razão primeira da sua existência e é através da pressão que se tornou conhecido.

Contamos com o povo.
Ass.
Jacinto Noar.

Carta 3

Peço a você Sr. Eduardo, que foi solidário até os tristes momentos finais dessa equivocada campanha de tão espúrios e conturbados episódios.

Sr. Nabucodonosor, senhoras, senhores:

É com imensa tristeza que tomei conhecimento dos últimos fatos que levianamente conspurcaram contra o Sr. Nabucodonosor, que tão brilhantemente vinha conduzindo sua campanha. Logo ele que manteve a campanha em alto nível, nunca falando mal de ninguém.

Pois fique o senhor sabendo, Sr. Nabucodonosor, que o PUM, que sempre trouxe o alívio a todos os oprimidos, está e estará sempre do seu lado.
O que o PUM espera dos que estão ao seu lado é fôlego suficiente para agüentar durante o tempo necessário que durar o nosso ataque às instituições.
Eu bem sei que o PUM trouxe lágrimas aos olhos de muitos, mas a esses restou o alívio e assim cumprimos nossa missão.

O Partido da Unificação Mentalizadora agradece ao Sr. Nabuco a forma com que nos respaldou em sua campanha.
Lamenta profundamente a forma como essa campanha está se encerrando e afirma que não apoiará nenhum outro candidato porque nenhum está à altura do PUM.
O PUM fez-se ouvir e assim sentimo-nos gratificados. Cumprimos nossa missão!
Jacinto Noar.

foto Clown IMG_4316 de OZinOH sob licença Creative Commons

Um comentário:

Ana Claudia disse...

Adorei ler isso!!!!!