Perdi toda a manhã de hoje, e toda a tarde de ontem, para fazer minha conexão de internet voltar a funcionar. Porque meu dinheiro não é capim, eu uso provedores grátis. E qual não foi a minha surpresa quando na manhã de Quinta fui surpreendido com uma tela apontando para um erro de conexão (usuário e senha).
Liguei para o provedor e fui informado de que os contratos gratuitos tem prazo de validade aleatório (???) e que o meu havia expirado. Mas que por módicos R$124,90 anuais e um novo cadastro eu teria a conexão renovada. Essa falta de respeito já teria sido suficiente para depenar a garota que me atendeu, mas eu me contive. Sai a campo e com o auxílio do Emílio, que é o meu gurú de redes, internet, e outras "cloud things" e contratei os serviços de um novo provedor gratuito.
Caraca! Quem disse que eu me lembrava que precisaria alterar o nome de usuário e senha em algum maldito campo do painel de controle. E perdi uma grande parte do meu dia até me dar conta que estava configurando o modem mas não o painel de controle.
Finalmente, com o auxílio do atendimento da Speedy, eu voltei para o mundo dos vivos (sem trocadilho) e me conectei com a internet, porém apenas a partir do meu notebook e em conexão manual, porque o pessoal da Speedy não dá nenhuma dica de como fazer a conexão automática, e muito menos como conectar os vários computadores da rede.
Capítulo 2: Aparentemente fazer a reconfiguração do modem é baba! Tem um punhado de anjos salvadores que já postaram todos os tutoriais possíveis sobre o assunto, para todas as marcas e modelos de modems e roteadores. Mas é aí que entra uma pequena pegadinha da turma da banda larga.
O modem cedido pela Speedy (e creio que por todas as outras) vem configurado para o uso trivial: um modem - um computador - conexão manual, na forma que os entendidos chamam de bridging. Se você quer compartilhar a sua conexão com mais micros em uma rede, você precisa alterar essa configuração para uma coisa chamada PPPoE. Achou que é fácil? Se ferrou! Mudar de bridging para PPPoE é fácil. Está explicado nos tutoriais que existem por aí. Porém, se você não encontrar um tal de VPI / VCI e mudar para os valores corretos que variam de operadora para operadora, nada vai funcionar.
Para descobrir isso lá se foi quase meio dia. O caminho das pedras é que você deverá verificar quais são esses valores antes de mudar de bridging, porque na alteração, por exemplo para PPPoE, esses valores irão se alterar automaticamente e precisarão ser corrigidos.
Para Speedy, os valores são VPI = 8; VCI = 35
Se ainda assim não funcionar sugiro um balde de água benta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário