Rui Barbosa, cadê você?
Todo mundo já ouviu falar ou já leu um trecho de um discurso de Rui Barbosa em que ele diz:
"De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto ... "
Por si só esse trecho já seria forte o suficiente para nos fazer refletir sobre o Brasil que temos. Mas que tal um outro trecho, mais abaixo no mesmo discurso?
"...E nessa destruição geral de nossas instituições, a maior de todas as ruínas, Senhores, é a ruína da justiça, colaborada pela ação dos homens públicos, pelo interesse dos nossos partidos, pela influência constante dos nossos Governos. E nesse esboroamento da justiça, a mais grave de todas as ruínas é a falta de penalidade aos criminosos confessos, é a falta de punição quando se aponta um crime que envolve um nome poderoso, apontado, indicado, que todos conhecem ..."
Pois é, tá tudo dominado! Rui Barbosa, cadê você? Se não por outro motivo, venha assombrar o povo brasileiro para que assustado tome alguma atitude digna do seu patriotismo..
20 dezembro 2015
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário