O nome "Gran Circo" exprime bem a maneira como penso.
Aparentemente caótico, mas muito planejado, às vezes irônico mas sobretudo divertido.
Não esperem só palhaçadas.
Críticas e manifestações humanas em geral terão lugar garantido no picadeiro.

Agora vamos ver como os domadores e palhaços que moram entre as minhas orelhas irão se comportar!



19 outubro 2016

Cartesiano com eixos alternativos


A Malú, uma amiga querida e colega de trabalho, fez um comentário sobre a postagem da foto que ilustra esta postagem, dizendo que o mundo está de ponta-cabeça porque ela está vendo um engenheiro com sensibilidade para atividades, digamos, artísticas.   Eu lhe respondi que como engenheiro eu sou um ser tipicamente cartesiano, mas que sempre estou procurando rearranjar os meus eixos de forma alternativa. É certo que isso dá um sabor mais intenso à vida, ao invés de só enxergar integrais e derivadas pela frente – assuntos que aliás, eu confesso que nunca gostei muito.

Então esta postagem é um pouco sobre como arranjar os eixos de forma alternativa.  

Há um tempo eu postei uma outra foto em que aparece o Kiefer, o weimaraner da família, em pé na bancada me ajudando na marcenaria.  Eu gosto muito de passar o tempo livre na minha oficina de 1,5m x 2,0m produzindo poeira e às vezes alguma coisa apresentável!

Crie novos eixos 

Além da marcenaria, também tenho entre os meus múltiplos hobbies a pintura e a fotografia. Neste final de semana eu juntei os três e terminei uma “arte” que consistiu em fazer uma transferência direta de uma foto impressa para um painel – no meu caso de fibra de madeira – emoldurando-a em seguida em uma moldura feita com o reaproveitamento de sarrafos de madeira, e o conjunto ficou com uma cara de pintura antiga. Modéstia à parte ficou bem legal!

A foto é antiga, um cromo feito em Ilhabela lá pelo final da década de 1970, que digitalizei há algum tempo, e que agora foi tratada para valorizar o contraste e eliminar as cores.  

A técnica de transfer que usei é relativamente fácil, mas exige uma paciência asiática já que depois da impressão e colagem da foto no painel, é preciso eliminar o papel, o que exige mais do que mãos de fada, é preciso ter mãos de ninja ou a bagaça vira um borrão só.
Fazer as molduras é uma técnica um pouco mais complicada, por conta das meias esquadrias (os cortes a 45°) nas ripas - ah como eu invejo aquelas oficinas americanas de garage!!!   Mas se você só tem uma serra tico-tico, não se desespere, não fica tão perfeito mas dá pra fazer.

A ideia da postagem não é mostrar novamente a arte, é dar uma dica para que não se dediquem apenas às atividades profissionais mas procurem desenvolver hobbies que resultem em novas sinapses – algo como aumentar a população dos Ticos e Tecos que habitam entre nossas orelhas.  Fazendo isso, não só ganhamos maior capacidade de pensar soluções criativas para os problemas do dia a dia (profissionais ou pessoais), como também reduzimos o stress e melhoramos nossa saúde de um modo global.  Nem só de ginástica vivem os humanos.


Pensem nisso!  O que vocês fazem além de trabalhar e malhar?

Nenhum comentário: