O nome "Gran Circo" exprime bem a maneira como penso.
Aparentemente caótico, mas muito planejado, às vezes irônico mas sobretudo divertido.
Não esperem só palhaçadas.
Críticas e manifestações humanas em geral terão lugar garantido no picadeiro.

Agora vamos ver como os domadores e palhaços que moram entre as minhas orelhas irão se comportar!



24 maio 2019

Continuamos a ser um povo mal educado


No caminho para a faculdade, eu passo por uma escola pública no horário da saída dos alunos.
É um verdadeiro estouro de boiada, com alunos correndo pelo meio da rua na contramão dos carros, como uma barulhenta onda de destruição, sem o menor indício de cidadania ou respeito, que de outro modo não me parece que faça parte do curriculum das escolas.  
Os poucos carros que buscam alunos nessa escola estão parados, impunemente, sob as placas de “proibido parar e estacionar”, quando não sobre a faixa de pedestres.
 É impossível não comparar com as imagens dos alunos japoneses andando em fila pelas ruas, respeitando a sinalização, atravessando as ruas somente nas faixas de pedestres e agradecendo aos motoristas.
Em um caminho alternativo, há duas escolas particulares e caras, mas o cenário não é muito diferente.   Os alunos só saem para a rua, acompanhados dos adultos responsáveis (pais, motoristas das peruas), porém nesse caso as filas duplas de carros na rua estreita sinalizam a falta de educação e respeito ao próximo, e pior, sinalizam aos filhos e alunos que respeito e cidadania não são importantes.
E continuando o caminho de pouco mais de 15 minutos, não há um dia que eu não veja carros fechando cruzamentos, atravessando semáforos vermelhos, ou desrespeitando pedestres que tentam atravessar nas faixas, ou do mesmo modo que em frente às escolas, atravancando as ruas sob placas de proibição.
Refletindo sobre isso, percebo que já estamos na segunda geração de mal-educados congênitos, e com uma terceira a caminho, sem que estejamos vendo nenhuma mudança de cenário para melhor.
Esse é só um exemplo de como estamos perdendo nossos valores.  Qual será a mágica que voltará a colocar o Brasil no rumo?

Nenhum comentário: